terça-feira, 11 de agosto de 2009

Plat du Jour

O prato do dia é mais francês que nunca! Há quem diga que o Cassoulette é a feijoada dos franceses. O prato, sem dúvida, é muito conhecido e apreciado na França e já é bem reconhecido por aqui também. Mas há uma coisa que eu, sinceramente, ainda não aprendi. Pronunciar o nome do prato parece fácil, mas não quando você está ao lado de um francês. Já tive algumas conversas e ainda fico na dúvida ... Cassulê ou cassuléte. Bom, oq sei é que isso pouco irá mudar o prato, que no final é mesmo muito delicioso.



A receita é do Chef Rodrigo Martins e foi realizada no Capital Gourmet Express.

Cassoulette de Frutos do Mar

- 300g de peixe branco (namorado, prejereba, garoupa)
- 50g de vôngole sem casca
- 50g de mexilhão sem casca
- 300g de camarões pequenos limpos
- QB sal
- QB pimenta do reino
- 90g de trigo em grão cozido
- 200ml de creme de leite fresco
- 100g de cogumelo (skitake ou paris)
- 1 pacote de hondashi
- QB de caldo de legumes
- 1 talo de alho porró
- QB curry
- 1 maço de cheiro verde
- 1 limão
- 40g de manteiga de escargot

Modo de preparo:

Cortar os peixes em cubos. Temperar o peixe e o camarão com sal e pimenta. Em uma frigideira saltear o peixe e reservar. Na mesma, selar os cogumelos o alho porró com manteiga e um pouco de azeite.
Acrescentar o caldo de peixe, o creme de leite, o vôngole, os mexilhões e cozinhar por +/- 10 min em fogo baixo. Finalizar com o peixe, o camarão e os demais ingredientes. Ajustar os temperos e corrigir a consitência. Servir com raspas de limão.

Um comentário:

  1. Que delicia de prato, tudo o que eu gosto, frutos do mar, pela foto ficou ótimo o prato,quanto a pronuncia não deve ser fácil aprender os nomes em francês..é um oui, oie....kkkkk nada fácil :D
    abraços,
    Paula

    ResponderExcluir