terça-feira, 4 de agosto de 2009

Banoffi


Você conhece a torta banoffi? Não? Então está na hora de conhecer e provar, claro. Esse é um verdadeiro doce, daqueles capazes de aumentar instanteneamente o seu índice glicêmico. Mas um pedacinho só não faz mal a ninguém, muito pelo contrário.
A receita da torta já é antiga, mas por aqui ela é novidade e faz o maior sucesso. Conta-se que a Banoffi Pie foi inventada no ínicio dos anos 70, em um restaurante do interior da Inglaterra, The Hungry Monk.
Aqui em Curitiba ela ganhou destaque depois que ganhou um espaço de destaque, a confeitaria Bella Banoffi. Mas em outras partes do mundo ela também é apreciada. Haja visto que até a irressistível marca de sorvetes Häagen Dazs fez um sorvete com o sabor da torta.
Vamos então a receita! Esta receita foi realizada no último sábado (01/08) no Capital Gourmet Express. A chef responsável pela aula é também a autora da receita, pois há algumas alterações que deixaram a torta ainda melhor.
Chef e consultora gastronômica Eloize

Torta Banoffi
- 200g de doce de leite moça
- 2 bananas caturra grandes cortadas
- 70g de manteiga
- 125g de bolacha maria Tostines, esmagados
- 35g de açucar
- 40g de mel
- 40g de aveia em flocos
- 140ml de Nestilly
- Chocolate meio amargo para decorar

Preparo:
1. Derreta a manteiga e misture com a bolacha esmagada, o mel e a aveia. 2 Pressione a mistura na base da forma com 19cm. 3. Coloque em seguida o doce de leite, as bananas cortadas em rodelas e por cima o Nestilly já batido. 4. Decore com raspas de chocolate meio amargo. Deixe na geladeira por aproximadament 40 min e depois sirva.

3 comentários:

  1. Vinicius, o chantilly e o doce de leite me assustam um pouco. A minha versão será bem mais reduzida..., mas gosto não se discute.

    ResponderExcluir
  2. É como falei né Regina, o doce faz jus ao nome, porque ele é muito doce mesmo. E como eu so uma formiga, então eu adoro.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vinicius, fiz a torta e ficou deliciosa. Segui exatamente a receita, e ela está bem equilibrada quanto aos sabores.

    ResponderExcluir