terça-feira, 21 de julho de 2009

paixão pelo Chocolate


Chocolatras de plantão, o primeiro post do blog é dedicado a vocês. De fato a imensa maioria de nós somos fascinados pelo sabor deste alimento. Com o poder de liberar substâncias capazes de nos deixar mais felizes, o chocolate é para muitos um remédio para a tristeza e um presente para os grandes amores.
Mas não há tradução melhor do chocolate do que uma boa trufa. Esse dias andando próximo ao trabalho, me deparei com uma trufaria. Sim! uma trufaria. Por mais que o local seja especializado em trufas, achei que ainda há pouca op
ção. Mas as trufas tem o tamanho ideal e o sabor é sensacional. Vale a pena conferir, ViaCacau. Vai a dica, a trufa de framboesa com creamcheese é sem dúvida a mais exótica e também a melhor.
Então já que a pedida de hoje é trufas, deixo a receita da trufa de cerveja preta, feita pela chef da Garoto, Edla Araujo. Essa receita foi feita pela chef na aula do Capital Gourmet Express lá no mercado municipal e foi um sucesso. Eu gostei muito, você sente o gostinho da cerveja lá no finalzinho.

Ingredientes:
(Base da trufa cremosa)
- 1 lata de cerveja forte escura (355ml)
- 1 receita básica com cobertura de chocolate ao leite (350g de chocolate derretido com 100ml de creme de leite)
-30 mini copinhos de chocolate (você pode comprar eles já prontos ou fazer em casa, basta derreter o chocolate e enforma-lo em copinhos com plástico, depois deixar 15min na geladeira para secar e remover o plástico cuidadosamente)

Preparo:
1. despeje a cerveja em uma panela de fundo largo e cozinhe-a em fogo médio-baixo até reduzi-la para 1/4 de xícara de chá (50ml)
2. misture a cerveja a massa básica, mexa bem e leve à geladeira por 1 hora.
3. coloque a base de trufa em um saco de confeitar com bico pitanga e preencha os copinhos.
4. armazene em local fresco, em recipiente fechado, longe da claridade e umidade.

*receita original da culinária Garoto.

Um comentário:

  1. Parabéns, Vinicius
    Chocolate é um bom motivo pra começar qualquer coisa.
    Agradeço o link.
    Abraço,
    Jussara

    ResponderExcluir